Sua fonte de informação

Terça-feira, 20 de Janeiro de 2026

Notícias/Cargo News

O que vai acelerar o transporte refrigerado em 2026: eletrificação, rastreamento e sustentabilidade logística refrigerada no Brasil

Setor se prepara para um ano de transição marcado por novas tecnologias, metas ambientais mais rígidas e maior integração digital na cadeia do frio

O que vai acelerar o transporte refrigerado em 2026: eletrificação, rastreamento e sustentabilidade logística refrigerada no Brasil
Internet
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O ano de 2026 deve registrar uma grande transformação no transporte refrigerado, impulsionado pelo avanço da eletrificação, pela digitalização crescente e pela pressão por soluções de baixo impacto ambiental. De um lado, consumidores e cadeias logísticas exigem mais eficiência e controle; por outro, governos e grandes embarcadores reforçam metas de redução de emissões que estão redesenhando o setor em escala global.

No centro desse movimento, a Thermo King, pioneira no desenvolvimento de soluções no controle de temperatura para transportes, identifica que tendências já perceptíveis em 2024 e 2025 devem ganhar ainda mais força no próximo ano, guiando investimentos, padrões operacionais e decisões estratégicas de transportadores e embarcadores.

"A eletrificação tem crescido de forma significativa no mercado de distribuição, especialmente na Europa, onde essa tendência já se consolidou e deve se fortalecer ainda mais nos próximos anos. No Brasil, embora os carros elétricos de passeio tenham avançado, o transporte ainda está em estágio inicial, mas acreditamos em uma mudança consistente a partir dos próximos anos", afirma Claudio Biscola, Líder Comercial da Thermo King na América Latina.

Publicidade

Leia Também:

Eletrificação e redução de CO² lideram as tendências para 2026

A eletrificação desponta como a principal tendência do setor. A oferta mundial de caminhões elétricos ainda é limitada, mas vem crescendo, e a Thermo King já se destaca ao oferecer o único equipamento 100% elétrico dedicado ao mercado de distribuição no Brasil.

A empresa observa maior esforço global para reduzir emissões e modernizou os sistemas de combustão dos caminhões, assim como desenvolveu equipamentos mais eficientes energeticamente. "Oferecemos hoje o equipamento de refrigeração mais eficiente do mercado, capaz de reduzir em até 30% o consumo de combustível. Nossa missão é reduzir pelo menos 1 gigaton de CO² até 2030, e seguimos investindo em tecnologia para atingir esse objetivo", destaca Claudio.

Telemetria, rastreamento e tecnologias digitais avançadas já transformam a cadeia do frio, ampliando o controle sobre a carga e reduzindo riscos operacionais. "Ainda há uma falta de conscientização sobre a importância da telemetria nos equipamentos de refrigeração. Quando bem aplicada, ela permite controle total sobre a carga, reduz o consumo de combustível e evita perdas de produtos" enfatiza Claudio.
 

Entre os desafios apontados para 2026 estão a falta de regulamentações específicas, a defasagem no valor do frete e a escassez de mão de obra qualificada. A Thermo King reforça sua atuação em treinamentos e disseminação de boas práticas, especialmente diante das elevadas perdas de alimentos durante o transporte no Brasil, muitas vezes associadas ao uso inadequado de equipamentos ou ao emprego de frio passivo sem controle.

Embora a empresa produza soluções para todos os modais, rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo, o Brasil deve permanecer predominantemente rodoviário nos próximos anos. Diferentemente de mercados como Estados Unidos e Europa, o país ainda precisa avançar muito na infraestrutura ferroviária.

Impacto nos custos e na sustentabilidade

Tecnologias de monitoramento e rastreamento tendem a ter baixo custo de adoção e a empresa oferece dois anos gratuitos desse serviço. Já sistemas voltados à redução das emissões têm investimento inicial mais elevado, mas com retorno rápido. "Quando analisamos a curva de retorno, percebemos que a economia de combustível compensa a diferença em menos de três anos. Além disso, contribuímos para a preservação do meio ambiente, deixando um legado positivo para as futuras gerações", finaliza Claudio.
 

 

Sobre a Thermo King®

Com atuação no Brasil desde 1974, a Thermo King® é pioneira no desenvolvimento de soluções no controle de temperatura para transportes, incluindo unidades de refrigeração para logística de perecíveis. Conta com uma ampla rede autorizada com abrangência em todo o território nacional, para assegurar o melhor atendimento aos clientes desde a concretização dos negócios até sua continuidade no pós-venda. Sediada em Barueri, região metropolitana de São Paulo, a empresa faz parte do grupo Trane Technologies. Para mais informações, visite link 

FONTE/CRÉDITOS: CDIcom
Comentários:
Nação Truck

Publicado por:

Nação Truck

Saiba Mais

Veja também

King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ;